PARALIPOMENA IURIS

UM GUIA BIBLIOGRÁFICO DO DIREITO CIVIL

SOBRE O SITE

O paralipomena iuris (PI) é um projeto de construção de um guia bibliográfico de direito civil. Seu objeto está em reunir o conjunto de obras publicadas no âmbito do direito civil e de outras áreas correlatas e disponibilizá-las para leitura e download por meio de link para sites de repositórios externos. Exceto quando expressamente indicado, o PI não hospeda em seu servidor as obras a que faz referência, utilizando-se, em vez disso, dos principais repositórios de obras digitalizadas existentes na internet (Google Books, archive.org, Bayerische Staatsbibliothek, Gallica e outros).

A ideia de criação de um guia bibliográfico online nasceu da percepção de que a massa infinita de recursos disponibilizados na internet é quase tão gravosa quanto a falta de acesso, pois os autores, os textos e as edições são tantos e tão diversos, que o acesso direto, sem prévia intermediação, se torna extremamente difícil. Pensando em colmatar essa lacuna, o PI se propõe a ser um guia introdutório às obras de direito privado, indicando as diversas edições de cada obra e, quando possível, acrescentando um breve comentário sobre a sua importância.

O site se destina sobretudo a pesquisadores que se ocupam da dogmática do direito privado. No entanto, como essa distinção é moderna e o conteúdo do sítio abrange períodos muito anteriores, optou-se por incluir também obras que tratem de temas correlatos, como o processo civil, direito comercial e teoria do direito. Já a indicação de fontes e as compilações de jurisprudência não é restrita à mesma limitação, abrangendo a totalidade das áreas do direito e, por conseguinte, abrangendo um grupo mais amplo de pesquisadores.

A organização das obras é baseada, em primeiro lugar, no critério cronológico-temático ou cronológico-nacional: dividem-se as seções de acordo com o período temporal e, dentro de um mesmo período temporal, aplica-se uma nova divisão sobre o tema central (direito comum vs. direito canônico) ou nacional (direito moderno alemão vs. direito moderno francês)