PARALIPOMENA IURIS
UM GUIA BIBLIOGRÁFICO DO DIREITO CIVIL
DIREITO BRASILEIRO REPUBLICANO
TRABALHOS PREPARATÓRIOS
Projecto do Codigo civil brazileiro: organisada pelo Clovis Bevilaqua por ordem do Epitacio Pessoa.
Actas dos trabalhos da Commissão Revisora do Projecto de Codigo Civil brazileiro.
Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1901
- Reúne as atas das reuniões da comissão incumbida de estudar o projeto do Código civil brasileiro, que ocorreram no período de 29 de março a 2 de novembro de 1900. A comissão era presidida por Epitacio Pessoa, então ministro da justiça, e tinha como membros: Olegario Herculano de Aquino e Castro, Joaquim da Costa Barradas, Amphilophio Botelho Freire de Carvalho, Francisco de Paula Lacerda de Almeida e João Evangelista Sayão de Bulhões Carvalho. (Texto do STF)
Projecto do Codigo civil brazileiro: trabalhos da Commissão Especial da Camara dos Deputados. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1902.
Projecto de Codigo civil brazileiro: Trabalhos da Commissão Especial do Senado. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1904.
Volume 1
Volume 2
Código civil brasileiro: trabalhos relativos á sua elaboração. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.
- Conteúdo: Observações de Clovis Bevilaqua. Projecto primitivo. Actas da commissão revisora. Mensagem do Presidente da República. Exposição de motivos. Projecto revisto
- Conteúdo: Modificações no regimento da Camara. Pareceres de faculdades de direito, de tribunaes dos estados, de jurisconsultos e de membros do Instituto dos Advogados. Actas das reuniões da commissão especial do Instituto dos Advogados. Respostas do autor do projecto de Clovis Bevilaqua. Emendas enviadas a Mesa da Camara. Nomeação da primeira commissão especial. Trabalhos preliminares da commissão. Pareceres parciaes dos membros da commissão
- Conteúdo: Discussão e votação, na commissão especial, do título preliminar e da parte geral : arts. 1 a 217. Discussão da parte especial : arts. 218 a 1227.
POLÊMICAS
RUI BARBOSA - Parecer sôbre a redação do Código Civil.
RUI BARBOSA - Réplica.
RUI BARBOSA - Anexos à Réplica.
ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO - Ligeiras Observações sobre as emendas do Dr. Ruy Barbosa feitas à redação do Projeto de Código Civil. Salvador, Oficinas dos Dois Mundos, 1902
JOSÉ DE OLIVEIRA FONSECA - Observações sobre as emendas do sr. senador Ruy Barbosa com additamento sobre a "Replica". Rio de Janeiro: Gutemberg, 1904.
RUI BARBOSA - Código Civil: Parecer Jurídico.
ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO - A redação do Projeto de Código Civil e a réplica do Dr. Ruy Barbosa. Salvador: Oficinas dos Dois Mundos, 1905
CLÓVIS BEVILAQUA - Em defeza do projecto de Codigo civil brazileiro
VIEIRA FERREIRA - Ementas e emendas ao projeto de codigo civil. Rio de Janeiro : Besnard Freres, 1912.
ESTEVAM DE ALMEIDA - O Projecto do Codigo Civil na Camara e no Senado
PROJETOS ANTERIORES
TEIXEIRA DE FREITAS - Código Civil: Esboço
NABUCO DE ARAÚJO Projecto do codigo civil: trabalho apresentado ao governo imperial pela familia do falecido conselheiro José Thomaz Nabuco de Araújo, que se achava encarregado do mesmo.
FELÍCIO DOS SANTOS - Projecto do codigo civil da Republica dos Estados Unidos do Brazil
Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891
- Após a morte de Nabuco de Araújo o senador Joaquim Felício dos Santos obteve permissão do Ministro da Justiça, Conselheiro Lafayette, para elaborar um projeto de Código Civil. O projeto, apesar das deficiências apresentadas, foi submetido à Câmara dos Deputados em 1882 e publicado em 1884. Em 1889 foi retomado o trabalho do Código Civil, desta feita ficando sob a incumbência de Coelho Rodrigues a elaboração de novo projeto. Mesmo assim se tornou a publicar o trabalho de Felício dos Santos, em 1891, por autorização do Ministro da Fazenda, Alencar Araripe, com vistas a ser apresentado ao Congresso Nacional. (Enciclopédia Saraiva do Direito. São Paulo : Saraiva, 1977-1982. v. 16, p. 387-389, tirado do sítio do Senado Federal)
COELHO RODRIGUES - Projecto do Codigo civil brazileiro: precedido de um projecto de lei preliminar
Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893
- Após a Proclamação da República, Coelho Rodrigues recebeu, em 12 de julho de 1890, a incumbência de elaborar um novo projeto do código civil brasileiro. Rodrigues havia sido partícipe de comissões julgadoras de trabalhos anteriores. Antes do prazo de 3 anos previsto para o término da elaboração do projeto, Coelho Rodrigues o apresentou ao governo brasileiro. Fora baseado no Código de Zurique e grandemente elogiado por mestres europeus. Não contou, no entanto, com o beneplácito de Floriano Peixoto, que tinha preferência pelo projeto de Felício dos Santos, o que transformou a elaboração do código civil brasileiro em verdadeira contenda política. Coelho Rodrigues, então senador pelo estado do Piauí (1893-1896), conseguiu que a mesa do Senado nomeasse uma comissão para decidir entre os dois projetos; acabando ele o vencedor. Mas a confusão política em torno deste projeto fez com que o Ministro da Justiça, Epitácio Pessoa, em 1898, desse início a uma nova empreitada, desta vez pelas mãos do jurista Clóvis Beviláqua. (CÓDIGO civil : histórico. In: Enciclopédia Saraiva do Direito. São Paulo : Saraiva, 1977-1982. v. 15, p. 385-396, tirado do sítio do Senado Federal).
CLÓVIS BEVILAQUA
Theoria geral do direito civil
Direito das obrigações.
Direito das coisas. São Paulo: Freitas Bastos, 1941-2.
Volume 1: 1ª ed. (1939) - 5ª ed. (1958)
- Posse. Propriedade. Direitos autorais. Direitos reais de gozo sobre coisas alheias
Volume 2: 1ª ed. (1939) - 5ª ed. (1960)
- Direitos reais de garantia em geral. Penhor. Anticrese. Hipoteca. Registro de imóveis.
Direito de família
Direito das sucessões
Comentários ao Código Civil dos Estados Unidos do Brasil
Direito público internacional
Criminologia e direito.
- Artigos publicados nas revistas Archivo Brazileiro (1887), Revista do Norte (1890), Revista Acadêmica (1891 a 1893), Revista Contemporânea (1894), Revista Brasileira e d'O Pão, e outros. Versam sobre assuntos diversos, jurídicos e criminológicos, e foram acrescidos de páginas inéditas. O intuito do autor, segundo o prefácio, era revisitar os temas para depreender deles mais alguma ideia, ora esboçando quadros mais amplos, ora apresentando estudos mais ligeiros (Texto do Senado Federal).
Esboços e fragmentos.
- Notas de tangencia pela philosophia -- Repercussão do pensamento philosophico sobre a mentalidade brazileira -- A philosophia positiva no Brasil -- Emilio Littré -- Conceito antigo e conceito moderno da metaphysica -- finalidade do mundo -- Da consciencia -- Sobre a realidade do mundo externo -- Notas sobre a questão da paramnesia -- Gustavo Le Bon e a psychologia dos povos -- A concepção da sociologia em Gumplowicz (Texto do Senado Federal).
Em defeza do projecto de Codigo civil brazileiro